Apresentação

A Fundação Pró-Sementes surgiu para apoiar a pesquisa e a divulgação de cultivares de trigo, soja e triticale obtidas pela Embrapa Trigo.

Foi constituída em 1999 por 39 produtores de semente do Rio Grande do Sul e pela Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul). Atualmente, congrega mais de cinqüenta instituidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Com sede em Passo Fundo (RS), filial em Campo Mourão (PR) e escritório em Rondonópolis (MT), é uma instituição privada, brasileira e sem fins lucrativos.

Sua missão é promover soluções tecnológicas para o agronegócio brasileiro. É uma das mais importantes instituições do país no setor sementeiro, prestando serviços diferenciados e de qualidade à obtentores, produtores e comerciantes de sementes, sendo um elo de ligação entre organizações geradoras de novas tecnologias e o setor produtivo do agronegócio.

A Fundação Pró-Sementes é responsável pelo licenciamento de cultivares de soja, trigo e aveias, através de parcerias com empresas de melhoramento genético vegetal. Também atende produtores de sementes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Norte através dos serviços de certificação de sementes de espécies de inverno e verão, forrageiras de clima temperado e tropical, entre outras.

A Fundação Pró-Sementes conta com uma rede experimental que desenvolve o trabalho de pesquisa com as culturas de verão e inverno, apoiando obtentores na identificação de novas cultivares conduzindo ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) para fins de registro e ensaios de validação de novas tecnologias. Também são realizados os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR), que testam todas as cultivares de soja e trigo indicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Esses ensaios são conduzidos desde 2008 em mais de 30 locais representativos de diferentes microrregiões produtoras, garantindo um grau de confiança sobre o desempenho de cada cultivar testada. Os resultados estão disponíveis no site www.fundacaoprosementes.com.br.

A Unidade Estratégica de Negócios de Capacitação Profissional foi criada em 2012 para fazer frente a grande demanda por capacitação na área do agronegócio.

O agronegócio é responsável por 1/3 do PIB brasileiro, estando em constante crescimento, demandando elevado número de treinamentos. O aumento da competitividade, a busca por produtos de qualidade, aliado ao contínuo avanço da tecnologia, faz com que as empresas passem a se preocupar com o frequente aperfeiçoamento de seus colaboradores.

São ofertados para o mercado, nas áreas vinculadas a produção de sementes, bem como a outras áreas do ramo agrícola, onde qualquer pessoa poderá se inscrever nos cursos, salvo para aqueles cursos que tiverem algum pré-requisito para a inscrição. Também ofertamos para empresas todos os nossos cursos “in company”