Pesquisa e Desenvolvimento

A unidade de Pesquisa e Desenvolvimento existe desde a constituição da Fundação Pró-Sementes, no ano 2000. Surgiu com o objetivo de apoiar, com exclusividade, o programa de melhoramento de trigo e soja desenvolvido pela Embrapa Trigo de Passo Fundo (RS).

Foi estabelecida uma rede experimental com as culturas de trigo, soja, aveias, azevem, canola entre outras espécies de menor expressão.

A rede experimental é conduzida nos estados do RS, SC, PR, SP e MS, atendendo a demanda de obtentores, grupos produtores, cooperativas e empresas de agroquímicos. Visa a prestação de serviços em experimentação na obtenção de cultivares adaptadas a diferentes ambientes, com características agronômicas superiores as já existentes no mercado, como potencial produtivo, resistência a herbicidas, inseticidas, resistência ao acamamento, qualidade industrial demandada pelo mercado e tolerância às principais doenças.

A rede experimental possui cerca de 20 pontos de ensaios nas safras de verão e de inverno, conduzindo as culturas de trigo e soja em diferentes épocas de semeadura, visando o posicionamento das cultivares no caso da cultura da soja e a redução dos riscos de perdas de dados por geada no caso do trigo.

Como resultado, dezenas de cultivares de trigo e soja foram disponibilizadas para o mercado, contribuindo significativamente com o desenvolvimento da agricultura na região de atuação da Fundação Pró-Sementes.

Todo esforço deste trabalho é desenvolvido por duas equipes de trabalho, uma sediada em Passo Fundo/RS (matriz), e a outra em Campo Mourão/PR (filial). Ambas as estruturas são independentes e dispõem de equipes técnicas experientes, apoiadas por sofisticadas ferramentas tecnológicas, como semeadeiras pneumáticas, tratores, caminhões e automotrizes, especialmente desenvolvidas para o trabalho de experimentação. Também possui um sistema informatizado próprio, desenvolvido para coletar dados nos campos experimentais, analisá-los e prontamente disponibilizá-los aos clientes.

Ensaio de Cultivares em Rede (ECR®)

O Ensaio de Cultivares em Rede de Trigo e Soja, ECR®, é a grande ferramenta desenvolvida pela Fundação Pró-Sementes para testar e conhecer agronomicamente todas as cultivares de trigo e soja incluídas no Zoneamento Agrícola pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que possuem expressão comercial no estado do Rio Grande do Sul.

Estes ensaios vêm sendo desenvolvidos desde a safra 2008 sendo que em 2009 foi impulsionado apelo apoio financeiro firmado com o Sistema Farsul, SENAR e Casa  Rural para aqueles ensaios conduzidos no estado do Rio Grande do Sul.

O acúmulo de informações permite chegar a um grau de confiança ainda maior sobre a performance de cada cultivar e seu comportamento ao longo das safras e locais de condução.

O compromisso da Fundação Pró-Sementes é fazer com que estes resultados cheguem aos produtores rurais, e à assistência técnica a tempo de auxiliar na escolha das cultivares a semear já na próxima safra. A divulgação destes resultados é feita através do site www.fundacaoprosementes.com.br.