Pirataria de sementes é tema de entrevista na rádio Planalto

Alexandre Levian e Aroldo Linhares participam de entrevista na rádio Planalto

Durante a Expodireto Cotrijal, no dia 08/03, o diretor da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien, realizou uma entrevista com a rádio Planalto, sobre o uso de semente ilegal no estado.

De acordo com Alexandre, a semente legal passa por todo um processo do Ministério da Agricultura e tem que atendar a padrões de qualidades específicos. Enquanto uma semente pirata não possui garantias de qualidade e traz riscos para a lavoura. “Muitas vezes, o agricultor é muito imediatista, ele vai pelo preço, mas acaba deixando de ganhar mais rentabilidade no campo devido a semente pirata”, comenta o diretor.

Uma das consequências da pirataria é a falta de investimento em pesquisas para novas variedades. Segundo ele, “o lançamento de novas cultivares no Rio Grande do Sul está diminuindo a cada ano, porque a taxa do uso de sementes certificadas é uma das mais baixas do Brasil”.

A entrevista também conta com a participação do Eng. Agrônomo da área de pesquisa da OR Sementes, Aroldo Linhares. Confira abaixo a entrevista no link: Entrevista Rádio Planalto