• Passo Fundo - RS

    (54) 3314 8983

  • Campo Mourão - PR

    (44) 3529 1363

  • Rondonópolis - MT

    (66) 3421 9908

Notícias

Uso de sementes de qualidade traz benefícios ao agricultor

Uso de sementes de qualidade traz benefícios ao agricultor

 

Eng. Agr. Alexandre Levien

Diretor Técnico e Administrativo

Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa

alexandre@fundacaoprosementes.com.br

 

A semente é, seguramente, o insumo mais importante para a agricultura, pois, como organismo vivo, é depositária, direta ou indiretamente, de grande parte dos avanços tecnológicos desenvolvidos pelos pesquisadores ao longo de décadas. Com o desenvolvimento da biotecnologia moderna - baseadas nos avanços recentes da genética molecular - está havendo um processo de reestruturação da indústria brasileira de sementes, atraindo o interesse de grandes empresas multinacionais agroquímicas, as quais disputam a liderança neste mercado.

Sabe-se que o principal vetor de transferência tecnológica é a semente, que leva consigo as características potenciais “ideais” para cada região, tipo de solo, clima, além de capacidade produtiva e resistências a diferentes pragas e doenças, o que pode permitir ao agricultor o sucesso de seu empreendimento. Por outro lado, quando se usa uma semente inadequada ou de baixa qualidade, coloca-se em risco a eficiência da atividade e todos os demais itens do custo de produção aplicados às lavouras. A semente, além de ser um veículo para a tecnologia, é também o meio de sobrevivência da estrutura de pesquisa científica voltada para a produção.

Podemos citar como benefícios na utilização de sementes certificadas pelo agricultor, o controle de gerações realizado pelo processo de certificação, a segurança para o agricultor que a semente adquirida atende ao padrão mínimo de qualidade exigido pela legislação, a garantia dada pelo produtor de sementes que produziu a semente através do certificado de sementes e da nota fiscal de comercialização e o incentivo a pesquisa por novas e melhores cultivares, pois é através da compra de sementes que os obtentores poderão investir em novas tecnologias, que trarão maiores rendimentos para os agricultores.

O vigor de sementes pode ser comparado a um seguro para o agricultor, pois quando ocorrer uma adversidade, tal como longos períodos de umidade no solo, estiagem prolongada, solo com temperatura baixa, um campo semeado com sementes de alto vigor terá maiores condições de suplantar as adversidades e proporcionar uma boa produtividade da lavoura. O sucesso na implantação de uma lavoura está no uso de sementes de alta qualidade fisiológica, com elevado percentual de germinação e vigor. Diversas pesquisas comprovam que a utilização de sementes com alto vigor traz ganho de produtividade de 10 a 15% em relação a utilização sementes de baixo vigor, podendo em muitas situações alcançar até 35%.

As sementes piratas ou ilegais, não apresentam padrões de qualidade e fitossanidade, são potenciais disseminadoras de doenças, ervas-daninhas e pragas. A sua utilização em grande escala pode acelerar a degeneração das variedades, reduzindo sensivelmente seu potencial pleno que, rapidamente, se refletirá na produtividade e qualidade das gerações subsequentes.

© 2013 Fundacao Pro-Sementes . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas