Licenciamento de Cultivares

A Unidade de Licenciamento de Cultivares da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa tem por objetivo disponibilizar ao sistema sementeiro cultivares de soja, trigo e aveias pretas e brancas com características agronômicas desejáveis e ampla adaptação às regiões produtoras.

A Fundação Pró-Sementes mantém parcerias com diversas organizações ligadas ao melhoramento vegetal, com vistas à obtenção de novas e modernas cultivares para licenciamento exclusivo.

A GDM Licenciamento do Brasil e BAYER S.A sãos atualmente parceiras fornecedoras de cultivares de soja formando um portfólio de nove cultivares.

O portfólio para licenciamento de cultivares de trigo atualmente é composto por sete entradas, fornecidas pelas parcerias com EMBRAPA TRIGO e BIOTRIGO GENÉTICA.

A AGROALPHA e a UPF (Universidade de Passo Fundo) são parceiras para licenciamento de cultivares de aveias pretas e brancas. O portfólio de aveias pretas conta com cinco cultivares e o de aveias brancas disponibiliza três cultivares.

As indicações das cultivares licenciadas pela Fundação Pró-Sementes cobrem uma ampla região de adaptação, contemplando os estados do RS, SC, PR, SP, MS e sul do MT.

O licenciamento das cultivares exclusivas da Fundação Pró-Sementes está aberto a todos os produtores de sementes inscritos no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) junto ao MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

Para mais informações sobre o processo de licenciamento das cultivares da Fundação Pró-Sementes, entre em contato com nossos representantes comerciais:

Gina Mara Simionato, gina@fundacaoprosementes.com.br,

Renan Canzi Comin,  renan@fundacaoprosementes.com.br,