Controle de Qualidade da Semente Certificada

Pré Controle, Trigo

CONTROLE DE QUALIDADE DA SEMENTE CERTIFICADA

O campo de pré e pós-controle é um trabalho desenvolvido pela Fundação Pró-Sementes com a finalidade de monitorar a identidade genética e a pureza varietal, garantindo á Entidade Certificado que a semente certificada sob sua responsabilidade atenda ás normas e padrões estabelecidos pela legislação brasileira.

No campo são realizadas avaliações de estande de plantas além das vistorias obrigatórias de floração e pré-colheita, onde conseguimos detectar plantas de outras espécies, plantas atípicas e de variações fenotípicas/fisiológicas não contempladas no descritor;

Aferir o grau de homogeneidade da cultivar;

Aferir o controle de qualidade do produtor;

Orientar o RT do produtor na tomada de decisão, sobre o controle de qualidade;

Orientar as ações da certificadora nas auditorias.

O campo é composto por 100% dos lotes de semente de categoria Básica e C1 (pré-controle) e 10% dos lotes de categoria C2 (pós-controle), certificados pela Fundação na safra anterior a implantação do campo.

O pré e pós-controle da safra 2016/2016 foi semeado no dia 12 de maio e conta com 29 cultivares de trigo, 10 cultivares de aveias branca e preta e 5 cultivares de azevém, lotes provenientes de 63 produtores dos estados do RS e SC.

Palavras-chave:

Trigo, Campo.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.