Programa Sementes Premium

PROGRAMA SEMENTES PREMIUM

A Fundação Pró-Sementes – FPS, lançou o PROGRAMA SEMENTES PREMIUM na safra 2014/2015. O objetivo do programa é atestar que um lote de sementes possui qualidade fisiológica superior, atestada o mais próximo do plantio possível. Para as sementes de SOJA, são considerados lotes de qualidade superior, recebendo assim o selo de “SEMENTES PREMIUM”, aqueles que obtiverem germinação mínima de 90% e vigor mínimo de 80% e para as sementes de TRIGO, os lotes devem apresentar germinação de 95% e vigor de 85%.

Podem participar do programa de “SEMENTES PREMIUM”, os lotes de sementes que forem produzidos a partir de campos homologados pelo MAPA e que estejam em conformidade com a legislação brasileira de sementes e mudas, das categorias básica, C1, C2, S1 e S2. Os certificadores de produção própria também podem solicitar a participação no programa, não sendo restrito as sementes certificadas pela Fundação Pró-Sementes.

Para participar, o Produtor de Sementes deverá assinar contrato de prestação de serviços com a FPS, onde serão contempladas todas as relações pertinentes ao programa.

O selo de qualidade fisiológica SEMENTES PREMIUM poderá ser utilizado como uma ferramenta de marketing pelos Produtores de Sementes, sendo um diferencial em um mercado altamente competitivo, agregando valor as sementes.

Diversos trabalhos científicos, elaborados por pesquisadores renomados no meio da ciência e tecnologia de sementes no Brasil, apontam que a utilização de sementes oriundas de lotes de alto vigor para implantação das lavouras, independente da cultura a ser produzida, quando comparados ao uso de lotes de baixo vigor, podem significar expressivos ganhos de produtividade, podendo chegar a 35% de aumento de rendimento. O sucesso na implantação de uma lavoura está no uso de sementes de alta qualidade fisiológica, com elevado percentual de germinação e vigor.

Para maiores informações sobre o programa de SEMENTES PREMIUM, favor contatar:

Matriz – Passo Fundo

Rua Diogo de Oliveira, 640