Sementes

O sistema de certificação no Brasil teve seu primeiro registro em âmbito nacional em 1965. Em 2003, com a promulgação de uma nova lei de Sementes – Lei 10.711, ficaram estabelecidas as novas categorias de semente certificada: Básica, Certificada Primeira Geração (C1), Certificada Segunda Geração (C2). A nova Lei propõe a privatização do sistema com as Entidades Certificadoras Privadas. Nesse contexto é que a Fundação Pró-Sementes se insere como a primeira Entidade Certificadora credenciada no Brasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de acordo com a nova legislação. As atividades da entidade iniciaram na safra 2004/05 com uma proposta inovadora na busca de um modelo que tornasse a certificação de sementes técnica e economicamente viável para o agronegócio nacional. Assim, o modelo está embasado no pré-controle de todos os lotes de sementes que se destinam à certificação – categorias básicas e C1, e no pós-controle de parte dos lotes certificados na categoria C2.

A Fundação Pró-Sementes atua nos estados brasileiros que produzem sementes certificadas de diversas espécies nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte.

A Fundação possui três bases físicas que atuam na Certificação, com a coordenação na matriz em Passo Fundo/RS, uma filial em Campo Mourão/PR e um escritório de representação em Rondonópolis/MT, todas com técnicos especializados em produção de sementes.

O processo de certificação de sementes da Fundação Pró-Sementes tem por base os princípios da agilidade, eficiência, eficácia, segurança e confiabilidade.

Capacitação de colaboradores
A Fundação Pró-Sementes trabalha com a capacitação contínua dos colaboradores internos e externos, nos diversos níveis de participação do processo de certificação, sendo realizados diversos cursos anuais de capacitação e atualização.

Valorização do responsável técnico
O Responsável Técnico do Produtor de Sementes é peça fundamental no Sistema de Certificação proposto pela Fundação Pró-Sementes, permitindo assim alcançar a maioria dos princípios que norteiam nossa proposta. O Responsável Técnico passa a ser protagonista no processo produtivo e de certificação.

Auditoria corretiva
A auditoria tem caráter corretivo, sendo também utilizada para a capacitação dos envolvidos no processo de certificação. Através das auditorias se estabelece a comunicação entre o técnico da Fundação Pró-Sementes e o Responsável Técnico do Produtor de Sementes, permitindo assim a troca de experiências e conhecimentos que darão suporte aos princípios da segurança e da confiabilidade.

Informatização
O modelo de certificação da Fundação Pró-Sementes é informatizado, garantido agilidade e segurança ao processo. É possível realizar a certificação através de um sistema desenvolvido pela Fundação, disponível na internet. As inscrições dos campos de produção podem ser feitas online pelo site www.fundacaoprosementes.com.br.

Pré e Pós-Controle
Um dos grandes diferenciais do modelo de certificação da Fundação Pró-Sementes é a utilização do pré e pós-controle dos lotes certificados, orientados pelos princípios de eficiência, segurança e confiabilidade.

No pré-controle, 100% das amostras dos lotes das categorias básica e C1, usados pelos produtores de sementes para a instalação dos campos de multiplicação, são avaliadas em parcelas conduzidas a campo, em plantio antecipado aos campos de multiplicação. Ele tem o objetivo de orientar o Responsável Técnico sobre possíveis problemas de identidade e/ou pureza genética dos campos de produção, além de dar suporte às ações da auditoria e avaliar a estabilidade das cultivares.

O pós-controle segue a mesma metodologia e é realizado em aproximadamente 10% dos lotes da categoria C2 que tenham sido certificados. O pós-controle tem por objetivos orientar o Responsável Técnico sobre possíveis problemas de identidade e/ou pureza genética, além de orientar as ações da auditoria e apoiar o pós-venda.